O que é inércia? Essa pergunta sobre o conceito de inércia recebeu uma resposta primorosa dos autores, como sempre. Além disso, a explicação complementa o post anterior, sobre por que as bicicletas se mantêm em equilíbrio. Se você não leu ainda o post da pergunta sobre as bicicletas, clique aqui. Veja a resposta dada a essa pergunta no “Livro dos Porquês”:
O que é inércia?
Quando se diz que uma pessoa é “inerte”, toda gente sabe que se quer dar a entender que ela não faz nada por si mesma e que, obrigada a qualquer coisa, fá-la de maneira “passiva” e não “ativa”. Pois bem; inércia é o nome que se dá à propriedade da matéria, pela qual, no que respeita ao movimento, esta é inerte. Se está em repouso, em repouso ficará até que alguma coisa atue sobre ela. Se se move, continuará a mover-se, sem alterar sua direção nem sua velocidade, até que outra coisa intervenha.
Por outras palavras, a primeira lei do movimento, que explica por que uma bicicleta se mantém direita, é a lei da inércia, a qual nos diz, no que se refere ao movimento, que a matéria é passiva e permanece em repouso enquanto uma força exterior a não mova; e, em movimento, enquanto outra força qualquer a não detenha. Esta inércia, passividade ou tendência a permanecer no estado em que uma coisa se encontra é, também, em nossa opinião, a primeira lei do movimento mental. Nosso entendimento não se move, se qualquer coisa o não impele; uma vez, porém, que esta impulsão se dê, continua pelo caminho empreendido até que outra coisa o desvie dele. Devemos recordar especialmente o que de ordinário se costuma esquecer; isto é, que a inércia da matéria ou da mente se revela no fato de se moverem ou estarem em repouso até que alguma coisa intervenha.
Livro dos porquês, Tesouro da juventude
Comentários adicionais
O conceito da inércia é um dos primeiros ensinados na física, e ao mesmo tempo, um dos mais difíceis de se definir. Isso porque ele é bem mais fácil de ser entendido de forma intuitiva com situações do cotidiano e com a realização de experimentos.
Por exemplo: quando estamos dentro de um veículo e ele começa a se movimentar repentinamente, nós somos “empurrados” para trás. Por outro lado, quando estamos em um veículo em movimento e ele para repentinamente, somos “empurrados” para frente. Essas duas coisas acontecem devido à inércia, que é a tendência de um corpo permanecer como está (parado ou em movimento). Quanto maior a massa de um corpo, maior será o impacto da inércia sobre ele. Por isso, alguns autores dizem que a massa é a medida da quantidade de inércia de um corpo.
Outra definição interessante para explicar o que é inércia é dizer que a alteração do estado de movimento ou de repouso de qualquer corpo não é instantânea. Ela demora um pouquinho de tempo para acontecer. E esse tempo é maior quanto maior for a massa do corpo.
Recursos para ajudar a entender o que é inércia
Por fim, encontrei dois vídeos muito interessantes com vários experimentos exemplificando o que é inércia. Estão em inglês, mas creio que os experimentos são simples de entender e você pode também ativar a legenda automática do Youtube.
Se você quiser ver mais experimentos, também achei os desse vídeo aqui muito interessantes:
Vemos que existem várias explicações e exemplos para entendermos bem o que é inércia. Temos uma descrição poética (e moral, até) do Livro dos Porquês e alguns exemplos bem visíveis para mostrar na prática a Primeira Lei de Newton acontecendo. Qualquer dúvida que você tiver, deixe para mim nos comentários.
Bons estudos!