Este ano resolvemos trabalhar mais formalmente os experimentos com a nossa filha de 4 anos. O propósito é que ela comece a ter contato com as Ciências Naturais. Então montei um cronograma contendo 40 experimentos, que devem ir de março a dezembro de 2021.
Como foram escolhidos os experimentos
Sendo assim, como o objetivo é apenas ter contato com os fenômenos, procurei escolher os mais simples dentro de cada assunto. Isso porque ela ainda está desenvolvendo a coordenação motora e não daria conta de entender fenômenos mais complexos. Além disso, procurei contemplar uma grande variedade de assuntos. A intenção é que ela tenha uma visão abrangente das leis físicas e químicas que regem os fenômenos da natureza.
Então os experimentos escolhidos foram das seguintes áreas (que eu chamei de módulos):
Moléculas: experimentos para mostrar que a matéria é feita de partículas menores. Elas são chamadas moléculas têm movimento, podendo se misturar ou se separar.
Calor: a natureza do calor e as formas de transferência de calor.
Estados Físicos: mostrar que a matéria pode se apresentar em diferentes estados físicos. Estes se alteram em consequência do aquecimento ou resfriamento.
Ar: a natureza material do ar e algumas de suas propriedades.
Água: os mistérios da água através de experimentos simples.
Tensão Superficial: como entender um conceito tão complexo? Só por meio dos experimentos!
Energia Mecânica e Máquinas: alguns temas que as crianças adoram separados em um experimento por máquina.
Som: a natureza do som e muitas descobertas legais sobre eles.
Luz: vamos entender, de forma introdutória, alguns fenômenos da luz.
Como será o desafio?
Primeiramente nós começamos o desafio pelo Canal do Telegram. Mas tivemos uma surpresa muito boa: conseguimos montar uma plataforma aqui no site! Portanto, decidimos subir o desafio em forma de curso gratuito. Desta forma, estamos convidando todo mundo para fazer a matrícula no Desafio Granjeando Experimentos (aproveita enquanto é grátis).
Como no início combinamos de postar o desafio no Canal do Telegram, também seguirei postando os experimentos por lá. Então se você quiser um lugar para tirar dúvidas ou mandar fotos e vídeos, recomendo entrar no Canal também. Além disso, lá é o lugar onde eu concentro todas as informações e avisos importantes. Pelo Instagram muitas famílias fazem e me marcam, utilizando a hashtag #granjeandoexperimentos .
Aguardo então vocês lá na Plataforma do nosso site e no Canal do Telegram. Vamos aprender química e física de verdade com experimentos?