Essa pergunta tão comum trouxe aos autores da Coleção Tesouro da Juventude uma oportunidade de ouro para treinar o raciocínio e o espírito investigativo das crianças. Primeiro, transcrevo a resposta, tal como está no livro:
Na resposta a esta pergunta podemos apreender a maneira de responder adequadamente a outras perguntas análogas. Todos sabem que as bicicletas não se mantêm direitas quando paradas, mas, sim, quando em movimento. Idêntico fenômeno se observa com os arcos. Quanto maior é a velocidade de uma bicicleta ou de um arco, maior é também a tendência de se conservarem direitos. Alguma coisa deve, pois existir na própria natureza do movimento que mantenha direita a bicicleta, porque, de contrário, esta também se conservaria direita quando estivesse parada. Chegados a esta altura, adquirimos maior confiança em achar uma explicação satisfatória do fenômeno, pois já temos a atenção fixada no fato onde a resposta reside. Recordemos agora nossos conhecimentos relativos ao movimento e vejamos se alguma das suas leis pode explicar-nos o caso. A primeira lei de Newton, relativa ao movimento, constitui por si própria, a resposta. Diz ela que um corpo em movimento continuará a mover-se sempre na mesma direção e com uma velocidade constante, se não existir outra força qualquer que atue sobre ele. É isto, precisamente, o que acontece com as bicicletas e os arcos. Estes corpos se movem numa direção determinada e, em obediência à primeira lei de movimento, devem continuar a mover-se na mesma direção enquanto outra força os não desvie dela, razão por que se mantêm direitos.
Primeiro eles relembram à criança que as bicicletas paradas não conseguem ficar equilibradas, assim como os arcos. Logo, a causa está no fenômeno do movimento!
Uma demonstração primorosa de como funciona o método científico, como se observa um fenômeno para estudo e um enunciado da primeira lei de Newton que a criança nunca mais vai esquecer.